Vou contar uma das lendas que tem no livro que ganhei há algum tempo,mas achei hoje:
----------------------------------
Há muito tempo atrás,num vilarejo japonês,morava um casal de idosos.
Um dia,o marido foi até uma montanha buscar lenha.Depois de algum tempo,ficou cansado e sentou sob uma árvore para comer seu lanche.Enquanto comia,aproximou-se um cão branco raquítico.Daí,o idoso disse:
- Coitado do cãozinho,deve estar com fome.
E deu o resto do seu lanche para o cãozinho.
Pegou seu amontoado de lenha e voltou para casa,acompanhado pelo cachorro.Chegando em casa,a mulher recebeu-o carinhosamente e preparou um prato de sopa.O cachorro tinha o pêlo bem branco,daí,decidiram dar o nome de Shiro ao cachorro.O casal decidiu ficar um tempo com o cachorro,cuidando dele,e cada vez mais,ele ia ficando bonito e apegado aos donos.
Certo dia,o senhor estava trabalhando no campo perto da sua casa,e o cão divertia se ao seu lado.De repente,o cãozinho endireitou as orelhas e começou a latir fortemente.
- Qual o problema,Shiro?Está assustado? - pergunta o velhinho,preocupado.
Surpreso,ele viu Shiro começando a cavar,achando que seria um osso,o velhinho ajuda ele com sua enxada.Até que ele encontra um pote com moedas de ouro.Seu vizinho,vendo a cena,fica morrendo de inveja,daí,vai à casa do senhor,pedindo:
- Queridos vizinhos,eu e minha esposa somos muito sozinhos e gostaríamos que vocês nos emprestasse Shiro para nos fazer companhia.
- Pobrezinhos...Podem pegá-lo!
Shiro seguiu os vizinhos e,para libertar-se dos maus-tratos,começa a cavoucar o terreno,e nada.
O avarento julgou estar em seu terreno o tesouro e acaba amarrando Shiro numa planta,e continuou a cavar.Cavou,cavou e nada.
Indignado,o velho avarento começa a bater em Shiro,que se põs a latir desesperadamente.
O velhinho,ouvindo os lamentos do cãozinho,foi até a casa do vizinho e impediu que continuasse a maltratar o animal.Mas infelizmente,seus esforços foram inúteis,Shiro morreu naquela noite.
No dia seguinte,o casal plantou um pinheiro e sepultaram o cãozinho,em prantos.Em pouco tempo,a planta cresceu.
- Minha querida,este é um milagre de Shiro.Tenho certza que dentro desse pinheiro está sua alma.
- Também acho - disse a velhinha.
Um certo dia,ela diz:
- Lembra-se do doce de farinha de arroz que ele gostava tanto?Por que não constói um pilão do tronco do pinheiro,para eu preparar a farinha de arroz?Em seguida,faço uma boa quantidade de doce e levo à sepultura de Shiro.
O marido aprovou a idéia e fez prontamente o pilão.Quando pronto,jogaram arroz dentro e começaram a socar.Quando fizeram isso,ficaram muito surpresos ao ver que a cada golpe,o arroz multiplicava.Multiplicou tanto que,ao transbordar no chão,viravam moedas de ouro.
O vizinho,bem informado por sinal,ficou sabendo do novo milagre e foi correndo até à casa dos vizinhos.
- Gostaria de fazer um doce de arroz e levar até a sepultura de Shiro,mas não tenho pilão pra preparar a farinha.Podem me emprestar o de vocês?
O casal,gentilmente diz:
- Claro,pode levá-lo.
O avarento voltou todo contente pra casa e começou a socar o arroz.Mas quanto mais socava,mais o arroz minguava e cada grão que caía no chão se transformava em uma minhoca.Furioso,ele destrói o pilão com um machado e queima os pedaços em sua lareira.
No dia seguinte,o bom velhinho pediu de volta seu pilão.
O avarento respondeu:
- Seu pilão rachou e eu o queimei.Se faz tanta questão,pode pegar as cinzas.
Tristemente,o velhinho recolheu as cinzas do pilão e colocou-as num cesto.Enquanto voltava para casa,uma brisa fez voar um pouco de cinza num galho desfolhado.O galho imediatamente floresce.O bom velhinho,contente,grita:
- Faço florir galhos secos!
Um príncipe,passando pelo local,chega ao velhinho e ordena que faça florir uma cerejeira seca.
O velhinho subiu na árvore,espalhou as cinzas e imediatemente a cerejeira floresce.
- Magnífico! - Gritou o príncipe
Como recompensa,o príncipe deu-lhe um saco cheio de moedas de ouro.
O vizinho avarento,já sabendo da novidade,sentiu tanta inveja que correu até sua casa,pegou cinzas de sua lareira e gritou:"Faço florir galhos secos!"
O príncipe,olha,curioso e percee que não é o mesmo cara de antes,então o desafiou.
O velho invejoso subui por uma árvore e espalhou as cinzas pelos galhos secos e ao invés de floreser,as cinzas voaram para o rosto do príncipe.Irritado,ele ordenou aos seus soldados que tirassem aquele velho insolente da árvore.
No chão,o velho ajoelha-se,conta a história de Shiro e suplica:
- É Shiro que está me punindo por minha maldade,mas,aprendi minha lição.Alteza,tenha piedade de mim e deixe-me ir embora para expiar minhas culpas.
O príncipe comoveu-se com a história e deixou o velhinho seguir adiante.
Daí,o velho avarento se arrependeu,pediu perdão aos seus vizinhos e passou a orar pela alma do pobre cachorrinho.